O Socify está de cara nova!


Finalmente estamos de volta e agora com um símbolo pra chamar de nosso. Entenda o processo de criação por trás da nova logo do Socify.

.

Finalmente voltamos e nesse meio tempo desenvolvemos, entre tantas outras coisas, a nova logomarca do Socify. 

A simples proposta, prezou por procurar somar o posicionamento da marca com os princípios do Socify de fato, sendo estes a liberdade, controle do usuário e fácil acesso.

Partindo de estudos de arquétipos de inconsciente coletivo aplicados à publicidade, trabalhados principalmente por Margaret Park e Carol S. Pearson em seu livro "O Herói e o Fora-da-Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos, publicado em 2003. O arquétipo é uma interpretação individual e coletiva que cada pessoa adora como forma de melhor identificar pessoas ou marcas. São empregados na publicidade pois servem, principalmente, para aumentar o grau de empatia entre os consumidores e as marcas. 

Fiel a valores profundos e verdadeiros, o Fora-da-Lei não segue tendências dominantes. O Socify é uma quebra daquilo que não funciona (para si), uma forma de escape voltada para os inconformados (Mark Pearson, 2003). E assim deverá sempre portar-se, irreverente. Diferente do mainstream, o Fora-da-Lei não teme liberar suas paixões reprimidas, por isso pode ser visto como vilão. Como consequência à isso, o habitat natural do Fora-da-Lei sempre será ambientes “escondidos e sombrios” (Mark Pearson, 2003). O Socify não apenas se enquadra como Fora-da-Lei, como incorpora o habitat do mesmo.

O segundo passo foi identificar a tendência de posicionamentos das demais redes sociais. Denominadas tormentas do mar, as outras redes seguem um denominador comum para logomarca: a simplicidade. E desse denominador o Socify não foge. Simplicidade deve ser o lema de toda e qualquer plataforma de sociabilização. 

Uma vez que consideramos o mar o representante maior do que podemos interpretar como liberdade: isto é, a ideia de navegar o oceano está diretamente ligada com a libertação da vida em terra firme para a aventura. O barco vem quase naturalmente em mente. Mas por que um de papel?

É senso comum entre os comunicadores que a imprensa é a invenção mais importante da humanidade: a possibilidade de propagar ideais nunca foi tão grande após sua invenção. O papel, além de poder ser portador de toda e qualquer ideia, é um item tão comum quanto trocar as meias. 

O controle do usuário é comparado a quem manufatura um brinquedo de papel: total. Como o Socify é e sempre será: aqui você está sempre no controle. 

Mas um brinquedo não é um objeto tosco e infantil?

... well, wasn't it all about the joke? honk honk.

A tipografia segue o mesmo princípio. Simplicidade e de fácil compreensão. Bureau Grot é o nome, uma fonte exclusivamente bold — palavra inglesa que pode ser traduzida como "corajoso", assim como o Socify.

E aí, o que achou?

179 Visualizações